sexta-feira, 15 de maio de 2015

Relativismo, a mais promissora Religião do Século XXI



   Ao contrário do que comumente se imagina, muitas das pessoas que se dizem "descrentes", seguem uma religião própria determinada pelo seu egoísmo e falta de conhecimento. Quantos não saem por aí, gritando aos quatro cantos que todas as religiões são verdadeiras, ou ainda, que não existe um Deus e você pode fazer tudo o que for bom para você mesmo desde que sua consciência não te julgue do contrário? Este tipo de pensamento, cresce cada dia mais, destruindo a própria vida humana ao se apresentar como um meio de se obter a felicidade completa, a partir da própria consciência. Neste artigo, vamos explicar a origem e o mal por trás do relativismo e como ele avança alcançando até mesmo aqueles que por aí se dizem católicos, e no entanto, seguem uma religião diversa que muitas vezes mescla filosofias e reflexões diferentes, causando uma grande confusão na alma humana.
   Envolto num mundo carregado de materialismo, os seres humanos se afastam cada vez mais da compreensão de si mesmos, sobretudo da sua própria alma, que muitos ignoram ou chegam até mesmo a negar-le a existência(1). Busca-se o prazer desenfreado e já não se tem mais noção do que seja de fato pecado, por isso, Nossa Senhora, em Fátima, alertou a humanidade sobre a necessidade de nos mantermos em constante oração, pois são muitas as almas que vão para o inferno(2). Infelizmente, a mola propulsora que está levando muitos para caminhos distantes da graça é justamente o relativismo religioso. Mas o que seria esse relativismo? O que há de tão mal nisso?
   Certo dia, indo para o trabalho de ônibus, passei em frente a uma Igreja e logo fiz o sinal da cruz. Um rapaz conversando com outro ao meu lado, dizia que lhe admirava a quantidade de pessoas que acordavam cedo para ir à novena naquele Santuário, do qual o outro que o acompanhava logo lhe respondeu: - discordo, acredito que ninguém precise de religião para ser feliz, na verdade as Igrejas são verdadeiras fontes de dinheiro, além disso - continuou ele - se eu quiser posso casar na Igreja já que sou batizado e até participo de grupos de oração mas acho desnecessário ter que ir a uma Igreja para encontrar Deus - Refleti comigo mesmo que assim como este moço, ao longo de minha vida conheci várias pessoas que pensavam dessa forma, inclusive eu mesmo, que vivia “batendo a cabeça” e nunca encontrava a felicidade completa. Ora, se a pessoa não possui humildade suficiente para reconhecer que existe um caminho objetivo e não subjetivo para se encontrar Deus, vai passar a vida inteira correndo atrás do vento(3). É justamente este o grande trunfo do relativismo, fazer com que as pessoas vivam uma religião própria ditada por suas regras e não pela vontade de Deus.
   Nos dias de hoje, é muito comum encontrar pessoas que além de seguir uma religião própria, também seguem várias religiões, misturando os conceitos pensando incautamente que todas são iguais. Cresce o número de adeptos de uma combinação própria das crenças que lhe dão mais prazer, os casos mais comuns são daqueles que vão às missas semanalmente (não necessariamente no Domingo), ora ou outra, escutam alguma pregação protestante, e quando a coisa aperta, participam de centros espíritas. Como é triste para Nosso Senhor saber que muitos não lhe dão ouvidos quando tantas vezes apela afirmando: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”(4).
   O mal do relativismo, tal como observamos nos dias de hoje também teve como grande promotor, a Reforma Protestante com seus dogmas do Sola Scriptura e Sola Fide, conforme já demonstramos em outro artigo aqui neste blog. Sem dúvida, algumas seitas que se dizem cristãs por aí, procuram fazer a vontade dos seus líderes que não necessariamente é a vontade de Deus. Poucos dias, atrás indo para o trabalho olhei para uma placa de uma Igreja Batista que dizia assim: A Igreja que é a sua cara!! O dogma do livre exame da bíblia, também não deixa de ser um grande fomentador do relativismo, uma vez que pela interpretação pessoal das escrituras é possível desfigurar o verdadeiro desejo do pai. Não é pequena a confusão existente entre os protestantes visto que alguns já chegam ao absurdo de comprovar biblicamente o aborto(5), e ser à favor do casamento gay(6).
   Sem dúvida, o pensamento relativista avançou de tal modo na sociedade Ocidental que já não se pode mais considerá-lo como uma mera Filosofia e sim como uma Religião. Sendo mais fáceis e acessíveis os prazeres do mundo, é muito mais conveniente seguir um caminho próprio desde que a sua própria alma não o acuse. Ao contrário do que se pensa esse tipo de ideal tende a solapar as virtudes que é a nossa verdadeira felicidade. Vejamos um exemplo bem típico, se uma pessoa é católica, e pensa ser “normal” sair para baladas sem dar atenção à sua castidade, sente num primeiro momento um prazer e sua consciência não o culpa por isso, no entanto, conforme passam os dias, ele sente um vazio tremendo que não é preenchido por estes prazeres. Isso é um grande sinal de que o corpo se satisfaz mas a alma não.
   Portanto, pode-se afirmar que quanto mais cresce o sentimento relativista, maior o número de pessoas insatisfeitas com o seu modo de viver. A explicação para essa busca infindável, centra-se justamente na falta de consideração que o próprio ser humano tem para com a sua alma. Os bens temporais e os prazeres da vida, não são capazes de oferecer uma felicidade contínua que só pode ser encontrada no amor primeiro, ou seja, em nosso Deus.



REFERÊNCIAS
1. Castelo Interior ou Moradas: Santa Teresa de Jesus
2. http://www.devotosdefatima.org.br/aparicoes2.html
3. Eclesiastes 1,17-18
4. João 14,6
5. http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/o-discurso-diabolico-de-macedo-sobre-o-aborto/
6. http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/igreja-anglicana-australiana-reconhece-casamento-gay.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário