sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Missão de Maria



   Aqui neste blog, alguns dias atrás, um colega Protestante que se apresentou com o nome de Antônio nos questionou sobre a missão de Maria no Plano de Salvação da humanidade. Sua indagação trouxe uma série de dúvidas, as quais buscaremos responder aqui neste blog, com base na Sagrada Escritura e no Sagrado Magistério. Essa análise centra-se sobretudo nos seguintes tópicos: Qual foi a missão de Maria? Sua missão acabou mesmo após o parto conforme alegam os protestantes? Se isso for verdade, pela lógica podemos concluir que ela ficou liberada para viver plenamente o seu casamento com o marido José, e por que não o fez? Antes de tudo, vejamos a afirmação do colega antes mencionado.

“...e também dúvido que José não cumprisse com seu dever de marido, não vamos esquecer que Maria foi escolhida por Deus para dar á luz Jesus ora isto foi um ministério de Maria que acabou ao ter Jesus”

   Em primeiro lugar, cabe ressaltar que para se encontrar a verdade, não podemos partir de determinados “achismos”, ou seja, a verdade deve ser concebida através de uma realidade ontológica, ou uma coisa é ou ela não é. Logo de início, o comentarista faz sua crítica partindo de um pressuposto infundamentado e criado por ele mesmo, ao afirmar que São José teria cumprido sua missão plena de marido (inclui-se a procriação), sem qualquer fundamento lógico. Sem dúvida, Deus deu a São José a missão de ser o provedor e protetor da Sagrada Família, ao aceitá-la ele abdicou dos prazeres do mundo, a fim de garantir o sustento material e espiritual do Salvador e de sua Mãe.
   O ponto contraditório da argumentação, encontra-se na afirmação do irmão protestante ao dizer que a missão de Maria acabou quando ela deu a luz a Jesus, ou seja, ela serviu apenas de intermediária para trazer o verbo ao mundo, tendo terminado sua missão após isso, mas vejamos como essa afirmação é equivocada. Na passagem descrita em Lucas 2,51, o evangelista afirma claramente que Jesus era submisso aos seus pais, e portanto, por esta descrição, não restam dúvidas de que a missão de Maria não acabou ao dar a luz ao Salvador, e a lógica do irmão não é válida neste ponto.
   Na passagem do milagre de Jesus, em que este transformou a água em vinho nas Bodas de Caná também denotamos a importância da missão de Maria na história da salvação do homem, quando por meio do pedido dela o Senhor realiza o primeiro milagre (Jo 2,1-11). Há que se observar ainda o trecho das Sagradas Escrituras que faz referência à apresentação de Jesus no templo, pois mesmo sendo Filho de Deus, foi levado pela sua mãe para ser consagrado conforme a lei judaica, ou seja, se a missão de Maria findasse após o nascimento de Jesus, não haveria necessidade deste ser levado pela sua mãe à ser apresentado ao templo.
   Deus escolheu Maria para ser a mãe do Salvador e não foi por acaso como manifestam os protestantes por aí, que não cansam de afirmar que ela foi uma “mulher como qualquer uma”. Ao afirmar isso contradizem a própria Escritura que a chama de “bendita entre as mulheres” (Lucas 1,42). Apesar disso, é muito interessante reconhecer que Deus a escolheu por não encontrar no mundo tamanha humildade(1), uma vez que num mundo carregado de pecados, não teria o Senhor encontrado mãe mais perfeita que a virgem de Nazaré, e foi por isso que deu a ela a missão de trabalhar pela salvação da humanidade junto com o seu filho desde a sua concepção até a cruz, quando subiu junto com este ao calvário, sofrendo as dores do seu filho conforme profetizara Simeão anos antes. Para, saber mais sobre os fundamentos dos dogmas marianos acessem estes artigo: intercessão de Maria 

REFERÊNCIAS
1. São Luiz Monfort. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário