quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os Santos Inocentes de hoje


No Sábado próximo (28), celebramos o dia dos Santos Inocentes, fazendo memória aos recém-nascidos que foram cruelmente assassinados por ordem do rei Herodes quando este tão logo soube do nascimento do Rei dos Judeus em Belém.
Esta passagem foi descrita por São Mateus (Mt 2,13-23). O evangelista procurou enfatizar a fuga da Sagrada Família para o Egito, lugar antes considerado símbolo de opressão acolhe agora libertador do povo de Deus.
A narrativa do Antigo Testamento (Ex 1,8-22), apresenta a figura do rei do Egito que uma vez percebendo o crescimento ascendente da população escrava (Hebreus) e temendo uma revolta por parte destes recorre ao controle de natalidade ordenando a morte de todos os meninos nascidos de escravas. 
No novo testamento, notamos a figura do prepotente rei Herodes que movido pelos próprios interesses e temendo perder sua posição para o rei anunciado pelos magos vê a necessidade de exterminar todas as crianças com idade inferior à dois anos e residentes na região de Belém.
Passados muitos séculos, ainda podemos encontrar inúmeras autoridades que movidas por interesses estapafúrdios decretam diariamente a pena de morte de pequenos inocentes em vários lugares deste mundo.
Milhares de instituições investem tempo e dinheiro em busca de métodos para redução da taxa de natalidade à ser aplicada em países subdesenvolvidos. Há quem considere a gravidez como uma doença cuja prevenção se faz possível até mesmo através de "vacinas".
Mas é com pesar no coração que chegamos ao final do ano com a triste constatação de que tal realidade não passou longe do nosso país. No dia 01 de Agosto deste ano foi sancionada a lei 12845/2013 que abriu brechas para o infanticídio. O Governo brasileiro conseguiu através de uma maquiagem muito bem feita aprovar a pena de morte de crianças já no ventre materno.
Concluímos que este fato não é algo presente somente em tempos passados mas pelo contrário, assume várias formas e perpetua durante muitos anos. Às vésperas do dia dos Santos Inocentes não resta outra coisa à fazer senão pedir a intercessão destes pequenos anônimos para que a cultura da morte encontre seu fim o mais rápido possível neste mundo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário