terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fertilização In Vitro e barriga de aluguel: seres humanos disponíveis na prateleira

Conheça a verdeira problemática em relação ao assunto e por que devemos ser contrários à FIV

   Existe uma polêmica grande quando se trata do tema Fertilização In Vitro. Apesar da boa disseminação pelas redes sociais, poucos são os meios que evidenciam de fato a verdadeira e mais problemática face desta questão. Apesar da pouca ênfase, é importante lembrar que no contexto atual, no qual se aprofunda a relativização da humana, potencializada pelo avanço da revolução sexual, o assunto tende a ser tratado de forma parcial, sem que se mostrem os resultados abomináveis que provém do mesmo.
   É importante compreender antes de tudo o que é a Fertilização in Vitro ou FIV como é mais comumente conhecida. Trata-se de uma técnica de reprodução assistida que consiste na coleta de gametas masculinos e femininos, de modo que a fecundação ocorre em laboratório de forma manipulada (por isso do nome “In Vitro”) até que o embrião esteja pronto para em seguida, ser implantado no útero, a fim de que se dê continuidade à gestação iniciada fora do ambiente natural. Até aqui, as informações que se têm a respeito da técnica são unânimes, bem como as críticas que são disparadas contra a Igreja e outras pessoas que veem a questão sob um âmbito mais liberal. No entanto, os interesses e problemas por detrás da temática são muito mais profundos que a mera visão técnica ou processual como se pretende apresentar à sociedade.
   Em primeiro lugar, trabalhando mais profundamente sob o conteúdo técnico da questão, importa ressaltar que neste tipo de reprodução as chances de sucessos variam diretamente com o número de embriões gerados, de modo que um procedimento será tanto mais eficiente quanto maior o número de embriões excedentes para garantir o resultado desejado [1]. O que fazer então com este excedente? Geralmente estes ficam congelados para que possam ser utilizados num momento oportuno ou ainda, no desenvolvimento de pesquisas, quando não, descartados. Segundo estimativas do Sistema Nacional de Embriões, hoje existem no Brasil cerca de 150 mil embriões congelados.  Mas que preocupação nós devemos ter com os embriões? Quais limites éticos que devem envolver esta questão?
   Em que pese nos dias atuais ser cada vez mais recorrente a ideologia assente de que o embrião não comporte qualquer aspecto humano, uma vez que se tenta justificar por uma tese absurda, que o mesmo não tem consciência ou poder de ação na sociedade (como se a vida dependesse unicamente das relações sociais), e portanto, não merece tanta atenção como é dada pelos pró-vidas, é fato consolidado e conclamado pela ciência que se o embrião não é um ser, então nenhum de nós o poderia, pois algum dia também fomos um embrião. Bater nesta tese sem fundamentos seria o mesmo que afirmar por exemplo, numa comparação bem rasa, que uma árvore nunca foi semente, ou ainda, querermos preservar uma mata sem dar atenção às sementes. O cientista francês Jérônime Lejeune, considerado o “pai da genética moderna” e descobridor da origem genética da Síndrome de Down sempre defendeu de forma muito racional esta tese, senão vejamos uma afirmação bastante esclarecedora sobre o assunto:
“Se um óvulo fecundado não é por si só um ser humano ele não poderia tornar-se um,pois nada é acrescentado a ele." [2].
   É importante observar ainda que na reprodução assistida, o elemento essencial para a geração natural de um ser humano, o amor conjugal, não se faz presente, de modo que a constituição da vida ocorre como se fosse uma mera produção manipulada, em outras palavras, uma manufatura biológica por assim dizer. Este fato traz consigo uma série de abominações que ajudam a relativizar cada vez mais o ser humano, como o caso de homossexuais que tem procurado mulheres dispostas a “alugar” seu ventre para gestar crianças, em troca de dinheiro. Não bastasse isso, em casos mais recentes, dois homens cedem seus espermatozoides para que a fertilização ocorra, de modo que tudo se passa como se fosse um jogo, uma verdadeira brincadeira com a vida de pessoas inocentes.
   A disseminação de métodos de reprodução assistida e seu uso indiscriminado jamais poderão comungar com os princípios cristãos, especialmente a caridade, e isto já foi comprovado nos parágrafos anteriores deste post, contudo, há quem diga que alguns métodos naturais sem sucesso, como o aborto espontâneo, também geram a morte. Com toda a certeza, quem sofre com estes problemas, poderá procurar um especialista para o devido tratamento, contudo, não se pode fechar os olhos e admitir que a vida humana seja manipulada e controlada como se fosse um objeto qualquer.
   Um cristão que se preze não deve jamais defender uma abominação destas, todavia, a disseminação de informação legítima sobre o assunto é necessária para que as pessoas movidas pelo interesse próprio ou pela oportunidade de gerar a vida, não caiam no engodo de muitos que tentam esconder o verdadeiro problema por detrás da questão. O Catecismo da Igreja Católica é taxativo em relação a este tema [3] ao abordar as conseqüências espirituais desta técnica e o caminho penitencial que um casal deve correr caso sofra com a esterilidade. Caso você conheça algum irmão ou irmã que pretende fazer uso desta técnica, não deixe de alertá-lo sobre o que tratamos aqui.

REFERÊNCIAS
1. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/07/jn-mostra-discussao-delicada-sobre-destino-dos-embrioes-congelados.html

3. Catecismo da Igreja Católica (2376, 2378, 2379)

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