domingo, 25 de setembro de 2016

A confusão formada por católicos "light" em torno do diálogo inter-religioso

Um vídeo recente do Papa Francisco sobre a necessidade do diálogo inter-religioso tem gerado uma grande polêmica entre aqueles que não compreenderam a integralidade da sua mensagem   


   Recentemente, o Santo Padre o Papa Francisco tem feito um excelente uso dos meios de comunicação modernos para difundir a mensagens de paz ao mundo inteiro. Estes meios são muito eficazes para a disseminação do evangelho, tanto é assim que um grande número de sacerdotes tem feito o mesmo para que a verdade do evangelho seja conhecida e abraçada por todos. Se no início da Igreja primitiva, as barreiras geográficas não foram capazes de sucumbir a evangelização, quanto mais hoje diante de tantos meios, a Boa-Nova da salvação tem se tornado mais acessível e presente em nossos lares.
   Se por um lado, o uso dos meios de comunicação tem garantido um avanço promissor na evangelização, por outro lado, geram como algo inerente à sua estrutura, uma verdadeira confusão quando aqueles que o recebem não conseguem compreender a mensagem transmitida dentro do seu contexto. Assim como a palavra de Deus exige uma série de pressupostos para o conhecimento do seu conteúdo de forma integral, também as informações geradas nas mídias sociais, requerem um conhecimento profundo ex-ante a fim de garantir que o verdadeiro teor da mensagem alcance o seu objetivo.
   Um destes vídeos do Papa vem causando uma série de erros de interpretação, especialmente por parte daquelas pessoas que se dizem “católicas” mas que curtem uma vez ou outra, frequentar centros espíritas ou seitas protestantes, especialmente quando se trata de buscar milagres, curas e outros feitos extraordinários que a pessoa considera para si como necessário e indispensável. O absurdo maior ainda, foi constatar que grande parte destas pessoas ocupam posições de destaque dentro de paróquias mas não compreendem sequer as verdades essenciais de sua fé.
   O vídeo ao qual nos referimos, encontra-se disponível abaixo, e trata-se de uma bela mensagem em que o Papa Francisco exorta os fiéis católicos a promoverem o dialogo inter-religioso. Na mensagem, aparecem pessoas de quatro crenças diferentes: judaísmo, cristianismo, budismo e islamismo. As palavras do Sumo Pontífice aparecem no vídeo animando o respeito entre as crenças uma vez que a fé e a prática religiosa, apresentam maiores pontos de intersecção que o ateísmo, e por isso, o diálogo torna-se viável.


   A confusão foi montada especialmente pelo erro de compreensão, uma vez que muitos tomaram a iniciativa do Papa como forma de legitimar o sincretismo religioso. Isto de muito convém para aqueles que não exercem de modo firme a sua fé e já deixaram se levar pela ideologia relativista que impera em nossos dias como já apresentamos em outro artigo aqui neste blog. Em que pesem as inúmeras argumentações equivocadas, uma só resposta faz cair por terra toda o proselitismo contrário à verdade: se o Papa estivesse considerando que todas as religiões são verdadeiras ou abrindo caminho para o sincretismo, estaria contrariando o evangelho e até mesmo faltando com a devida caridade  para com aqueles que durante a história da Igreja, deram seu sangue para defender a verdade única contida no evangelho. Lembremos que foi o próprio Cristo quem disse que: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao pai senão por mim [1]
   Conforme dito no início deste artigo, a compreensão de uma mensagem em sua integralidade, só será efetiva à medida que consideremos o contexto da mesma, é por este motivo, que muitos católicos fazem confusão ao tratar de temas espinhosos como a inquisição e as cruzadas. Voltando ao assunto, precisamos compreender que vivemos em um tempo difícil, especialmente quando se trata da questão religiosa. De um lado, inúmeros ataques motivados por questões religiosas que se alastram pelo continente europeu, e de outro, a ideologia mundana que tenta irromper definitivamente com a dignidade da pessoa humana através do aborto por exemplo. Essa última ideologia tem cada vez mais o apoio de pessoas sem crença. Vejamos a importância, por exemplo, do diálogo inter-religioso, ao tratar da questão do aborto no Brasil, que faz Católicos, Evangélicos e Espíritas a se unirem em torno da mesma causa.

Marcha contra o aborto reúne católicos, evangélicos e
  espíritas no Centro da cidade de Campo Grande - MS 
      
   O vídeo do Papa, em nada muda a doutrina da Igreja, que sempre foi favorável ao diálogo entre as religiões, especialmente aquelas que têm aspectos em comum como as que foram apresentadas no vídeo, entretanto, a evangelização e a difusão da verdade do evangelho em nada devem mudar, antes irá suscitar a aproximação da fé legítima. No contexto atual, a mensagem do Papa Francisco vem sem dúvida, mostrar a importância do respeito através do diálogo entre as religiões sem que com isso, se deixe de buscar a evangelização por meio da Boa-Nova trazida por Cristo. Peçamos a intercessão de São Maximiliano Kolbe, aquele que em meio ao sofrimento da segunda guerra, se fez um servidor e evangelizador entre os judeus até o fim, sendo por isso mesmo martirizado por levar este trabalho ao extremo. São Maximiliano Kolbe, rogai por nós.

REFERÊNCIAS
  1. João 14,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário