quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Evento de Biopolítica em Curitiba garante base sólida para a defesa da vida e da família

Evento realizado anualmente reúne pessoas em busca de uma formação sólida na defesa da vida e da família


   A terceira edição anual do Seminário de Bipolítica, realizado no último dia 03 em Curitiba, garantiu as bases de conhecimento para a luta e tomada de ações de todos os interessados na defesa da vida e da família em nosso país. A primeira palestra, foi proferida pela Dra. Andrea Dal Prá que abordou o contexto histórico da Cultura da Morte desde a expansão do cristianismo sobre o império romano até o momento. A historiadora ressaltou a importância da doutrina cristã na construção da sociedade, e sua consequente expansão que permitiram a solidificação dos conceitos básicos da dignidade da pessoa humana, conceitos estes que eram negligenciados pela cultura romana nos primeiros anos da era cristã. A palestrante lembrou ainda que o avanço da cultura da morte em nossos dias, está promovendo mesmo que indiretamente um retorno à cultura vigente no império romano, onde se vivia a sexualidade desregrada e o desprezo pelos mais fragilizados.
   A segunda palestrante, foi a Dra. Renata Gusson, que discorreu principalmente sobre a cultura da vida e a vivência na família. Alertou a todos que a luta pela vida começa dentro das nossas próprias casas, e nossa conversão deve refletir também o nosso empenho na defesa da vida. Destacou que é paradoxal defendermos a vida e ao mesmo tempo fazer uso de anticoncepcionais que sem dúvida, não tem outro fim senão desviar o fim da relação sexual retirando-o da dimensão da formação familiar e transferindo para o prazer. Ressaltou ainda a questão da Ideologia de Gênero e o perigo da implantação desta na educação, que certamente provocará efeitos nefastos sobre o futuro das crianças. Explicou ainda a partir de um conteúdo lógico, como o fim da relação sexual tende à formação de uma família e por este motivo, as relações entre pessoas do mesmo sexo desviam do fim natural proposto pela ordem divina.
   As duas últimas palestras foram proferias pelo Sr. Raymond Souza, que atua nos Estados Unidos através do Human Life Internacional, um movimento de formação pró-vida e pró-família mundial. Raymond esclareceu a tríplice agenda da cultura da morte constante na Evangelium Vitae (aborto, eutanásia e uniões homoafetivas), destacou que em muitos países os católicos estão vivendo um estado de profundo “sono”, abandonando a luta pela vida pensando que por si só o mundo dará conta de resolver este problema tão grande da cultura da morte. Usou como exemplo Portugal, um país que possuí uma parcela significativa de católicos, mas que nos últimos anos deixou passar sem reações leis que favorecem o aborto e a união homoafetiva. Na palestra final, destacou que precismos nos unir e fazer valer a luta pró-vida através da integração com outras entidades e instituições que comungam do mesmo ideal.
   O evento contou ainda com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom José Antonio Peruzzo que destacou o trabalho desenvolvido pelos movimentos pró-vida na região e lembrou da necessidade de se constituir grupos de apoio à discussão da bioética para avançar no valorização da vida e da família em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário