segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Objetos de devoção ou de Superstições?


Lembro-me de certa ocasião em que fui questionado por um colega protestante sobre um escapulário que eu usava. A pergunta foi objetiva, direta e carregada de preconceitos (como era de se esperar partindo de um protestante): nossa!!! um amuleto? perguntouele assustando tocando o objeto de devoção. Como ainda não era um católico fiel e instruído fiquei sem resposta. Assim como eu naquela época, muitos católicos hoje se calam diante de tais ofensas pelo fato de não se aprofundarem na sua fé. Neste artigo,vamos apresentar os fundamentos para o uso dos objetos de devoção explicando o seu real sentido e sua efetiva utilidade.
Para nós católicos, muitos dos objetos de devoção (imagens sacras, escapulários, rosário entre outros), servem para nos inspirar nafé, sendo que cada um deles possuí um sentido, um uso que lhe é peculiar. Cabe ressaltar antes de tudo, que a função destes objetos não é a de proteger o seu usuário do azar ou de um evento inesperado, pelo contrário, reconhecendo que a fé Católica se fundamenta na providência divina, não há porque se recorrer às superstições. É óbvio que alguns católicos pouco instruídos,infelizmente fazem mau uso destes artigos, mas trataremos deste assunto mais detalhadamente dando alguns exemplos dos objetos de devoção e do seu real uso. Então vejamos:
a)Imagens Sacras: já afirmamos em outro artigo aqui neste blog, que ao contrário do que afirmam os protestantes, as imagens nos servem apenas para inspiração na fé e jamais para adoração que é reservada somente a Deus. As imagens, servem para nos lembrar das pessoas que o representam, por exemplo, quando olhamos para uma figura ou escultura representando São Francisco de Assis, lembramos das suas virtudes de caridade e ascese que o aproximaram de Jesus, além disso, reconhecemos que o mesmo intercede junto a Jesus por nós, a fim de que um dia chegarmos à plenitude da graça, assim como ele mesmo chegou.
Muitos católicos desinformados, costumam utilizar imagens sacras com fins que escapam à sua verdadeira devoção. Este o famoso caso de moços e moças que costumam virar a imagem de Santo Antonio de cabeça para baixo, esperando que este lhe interceda na graça de um casamento. Além de reduzirem a figura de um santo caridoso e casto a uma espécie de cúpido, ainda cometem um grande pecado ao utilizar sua imagem de maneira supersticiosa.
As imagens jamais devem ser utilizadas desta maneira, antes, devem lembrar das pessoas que o representam e nos incitar á agir como eles, sembre lembrando que os Santos estão nos céus intercedendo sempre pela nossa salvação.
b) O Santo Rosário: a palavra Rosário, significa “coroa de rosas”, e sua devoção já é praticada desde o ano 800 da era cristã. No santo rosário se medita os mistérios da vida de Jesus e de Maria, serve para que os fiéis possam rezar e ao mesmo tempo meditar os mistérios. Atualmente, surgiram algumas formas de uso nada ortodoxas do Santo rosário, entre elas, o adorno no pescoço como se o mesmo fosse um colar. Não há nada de errado nisso, desde que o fiel o utilize mais para rezar do que para adorná-lo. Ao contrário do que alguns pensam, nenhum rosário pode livrar a pessoa do mal se esta não o utilizar para rezar.
É importante lembrar alguns fatos. Alguns protestantes costumam afirmar que a oração do rosário é condenada pela bíblia baseando-se em Mateus 6,7; aonde Jesus orienta os seus à não usarem vãs repetições ao rezar, tal como faziam os pagãos naquele tempo, no entanto, já na passagem seguinte notamos como Jesus ensina seu povo a rezar da maneira correta através do Pai Nosso (Mt 6,9-13), ou seja, uma oração que deverá ser repetida. Não vamos nos ater neste caso específico, mas é bom lembrar que Jesus falava sobre as orações equivocadas que os pagãos faziam, ou seja, sobre as repetições vazias (visto que não eram direcionadas a Deus, pois eram pagãos), bem como aquelas repetições sem sentido.
c) O Escapulário: Segundo a tradição, foi entregue à São Simão Stock, um eremita, diretamente por Nossa Senhora do Carmo. O nome deriva do latim scapulae (ombros), aonde se faz referência ao manto usado pelos servos. O sentido do uso do escapulário é o de justamente estar a serviço da Igreja e dos irmãos, fazendo lembrança à passagem do lava-pés quando Jesus usou um avental (em algumas traduções se diz que usou toalha) e lavou os pés dos seus discípulos em sinal de servidão. O escapulário deve ser imposto por um sacerdote antes de ser utilizado, e deve ser abençoado todos os anos na festa de Nossa Senhora do Carmo.
Não se trata de usar como um amuleto, mas de mostrar ao mundo que estamos a serviço de Jesus e de sua mãe. Mostrar nossa disponibilidade em ajudar os irmãos que necessitam de nosso auxílio seja pela ajuda material ou espiritual.
d) Crucifixo: A cruz é sem dúvida o símbolo mais comum entre todas as religiões cristãs. Todo o mistério de salvação se deu por meio deste instrumento, e portanto, não poderia ser esquecida jamais. A cruz significa também o seguimento total a Jesus, pois este deixou bem claro que para segui-lo deveríamos tomar sua nossa cruz todos os dias (Lc 9,23). Carregar a cruz no peito significa lembrar a cada instante do modo que devemos viver e para quem vivemos.
Estes foram alguns objetos de devoção mais comuns entre os católicos, é claro que existem muitos outros, mas nos atemos aos principais somente para fins de exemplo. Diante desta exposição, constatamos 3 coisas importantes: 1) O fim dos objetos de devoção é aumentar a fé e manter constante a fé dos fiéis seja pela oração (rosário), intercessão (imagens), serviço (escapulário) e resignação (cruz); 2) Os objetos devem ser usados para fins supersticiosos; e 3) Não há nada de errado no uso dos objetos desde que sejam utilizados da forma correta.
Por fim, devemos sempre lembrar que os objetos de devoção são antes de tudo armas para o combate espiritual constante contra o demônio que a todo instante tenta nos fazer pecar. Este procuram todos os meios possíveis para nos levar ao sofrimento eterno no seu reino, por isso, é necessário fazer o uso correto e constante dos objetos de devoção para combatermos firmemente contra o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário