terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O sincretismo religioso e a falácia protestante


Dentre as milhares acusações protestantes contra a Igreja Católica, nenhuma se destaca mais do que a de “idolatria”, essa falsa acusação baseia-se no fato de ser recorrente por parte dos católicos o uso de imagens sacras como objeto de devoção. Para incrementar ainda mais a calúnia, os protestantes acusam a Santa Igreja de ocultismo, afirmando que esta aderiu aos costumes de religiões espíritas, haja vista que nestas seitas também é comum o uso de imagens de santos católicos tais como São Jorge e os Santos Cosme e Damião.
Todo católico inteligente e bem informado sabe que a devoção aos santos não se encaixa no conceito de idolatria, mas por enquanto deixaremos este assunto para outro post, neste artigo vamos tratar apenas da confusão feita pelos protestantes que muitas vezes acusam católicos de aderir aos costumes da seitas ocultistas.
Sabe-se que no Brasil, aproximadamente 90% da população é cristã, neste grupo incluem-se católicos, protestantes e espíritas. Não há como tomar essas três religiões de maneira isolada, haja vista que as duas últimas de alguma forma mantêm características em comum com relação à primeira.
O movimento protestante por exemplo, originou-se no século XVI, quando do rompimento definitivo do monge agostiniano Martinho Luthero com a Igreja Católica, aquele por sua vez deu origem à primeira seita protestante: a Luterana. A partir de então, novos movimentos surgem na Europa (calvinismo e anglicanismo) desencadeando outros colapsos que vão se disseminando por todo o mundo até que chegar ao século XXI com pouco mais de 50 mil seitas diferentes. A crença na divindade de Jesus Cristo e o uso da bíblia traduzida e canonizada pela Igreja Católica continuaram sendo mantidos por estas seitas, embora esta última tenha sofrido algumas alterações.
O espiritismo surge mais recentemente, no século XIX com Allan Kardec, contudo, as bases de sua doutrina remontam o século XVII, além disso, essa seita acrescentou alguns costumes de religiões orientais como o budismo e o hinduísmo.
A Umbanda por sua vez surge no Brasil entre os séculos XVI e XX, e por ser uma seita que agrega uma série de cultos e devoções diversas é considerada uma religião sincrética. A seita umbandista é na verdade o resultado da união entre religiões de cultura africana e cristãs, por isso, é muito comum o uso de objetos de devoção cristã, como por exemplo a bíblia Sagrada e imagens de Santos Católicos.
Em terreiros ou rituais da seita umbanda é notável a presença de imagens de Santos Católicos, especialmente São Jorge, São Cosme e São Damião, todavia, a veneração destes pela Igreja Católica remonta o século III, época em que o império Romano era governado pelo terrível Dioclesiano que ceifou a vida de centenas de cristãos na época. A utilização da bíblia sagrada e a citação de passagens das sagradas escrituras também fazem parte do ritual umbandista.
Nota-se portanto que não foi a Igreja Católica que aderiu aos costumes das religiões ocultistas, pelo contrário, foram estas que de maneira herética, passaram à utilizar os mesmos objetos de devoção da Igreja para fins muito diferentes.
As seitas sincréticas transformaram um objeto sagrado e de devoção milenar da Santa Igreja para fins que não condizem com o seu verdadeiro propósito, assim também fazem os protestantes, utilizam a bíblia sagrada traduzia e canonizada pela Igreja Católica de maneira totalmente errônea, tirando versículos do seu devido contexto e distorcendo o verdadeiro sentido das palavras.
Lembramos por fim que Igreja Católica não pode impedir que outra religião faça uso dos seus objetos de devoção, é por este motivo que existem inúmeras seitas levando imagens de santos católicos e associando-os à divindades ocultas, da mesma maneira, a Santa Igreja não pode proibir o mau uso da Sagrada Escritura ou a sua interpretação independente do Sagrado Magistério, é por isso, que o número de seitas protestantes cresce a cada dia.
Que assim como São Jorge sejamos firmes na nossa fé e que jamais reneguemos a verdadeira Igreja mesmo diante de tantos ataques e torturas a que somos submetidos a cada dia.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo esclarecedor!

    Tenho um depoimento, no blog Fiel Católico, dando conta de "pais de santo" que andam ostentando Bíblias em terreiros de umbanda, e até lendo passagens do Evangelho durante seus rituais. Em outras palavras, assim como a função dos santos católicos é completamente deturpada nas seitas afro, a própria Sagrada Escritura também pode ser, e parece que é de fato.

    Claro que citar ou utilizar (mal) algum símbolo sagrado, evidentemente não é a mesma coisa que a aceitação daquele símbolo. É apenas uso indevido e nada mais. Como bem explicado, é isso o que se chama sincretismo.

    Abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

    Apostolado Fiel Católico

    ResponderExcluir
  2. parabéns Henrique sebastião, e ao Apostolado Fiel Católico pelos artigos. descobri este site agora e já me apaixonei. ótima catequese.

    ResponderExcluir
  3. Muitos protestantes esquecem que se não fosse a igreja católica nem a biblia eles teriam.

    ResponderExcluir
  4. Belo esclarecimento, muito obrigado pelo blog, que Jesus Cristo os ilumine e Nossa mãezinha os guarde.
    Quanto ao uso de São Jorge e Sao cosme e Damião, li uma vez que no periodo da escravidão negra aqui no Brasil, os negros oriundos da Africa veneraram vários deuses e orixás, o que era proibido pelo senhores de Engenho. Para disfarçar a devoção eles adotaram as imagens sacras desses dois santos mas na verdade adoravam orixás e deuses, foi explicado neste artigo que li, que havia até uns orixás que eram irmãos, o que intensifica a tese sobre a aceitação do São Cosme e Damião nos cultos pagões deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes com sua participação Thiago. Obrigado por acrescentar mais conhecimento ao nosos blog. Salve Maria!!!

      Excluir