segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PSICÓLOGA AFIRMA QUE A MONOGAMIA JÁ FOI SUPERADA!!! SERÁ?


Vivemos nos tempos mais conturbados de toda a história moral da humanidade. Pelos dados do IBGE se denotam aumentos cada vez mais crescentes nas taxas de divórcio entre os brasileiros. De fato, o casamento se tornou uma instituição falida para alguns, para outros, este é o momento da ascensão dos novos arranjos familiares.
Karl Marx afirmava que a instituição familiar fora algo criado pela burguesia, e esta por sua vez geraria uma espécie de “repressão paternal”, dado que neste modelo a figura paterna se sobrepõe aos demais integrantes do lar tal como ocorreria no sistema capitalista, com a figura do patrão em relação aos trabalhadores. Este mesmo filósofo sustentava a tese de que na orla primitiva (nos primórdios) não existiam laços monogâmicos e portanto, o sexo deveria ser liberado da mesma forma como o era no princípio, sendo assim, qualquer um poderia satisfazer as necessidades da carne com quem desejasse.
Apesar desta tese parecer coerente do ponto de vista de um comunista, ela não se verifica na prática, haja vista que na maioria das tribos indígenas existe há muito tempo a tradição do casamento monogâmico, conforme atesta a pesquisa no link a seguir: http://zankyou.terra.com.br/p/como-e-um-casamento-indigena.
Para a psicóloga Noely Moraes da PUC de São Paulo a monogamia já foi superada. Segundo esta psicóloga, podem até existir fases monogâmicas dentro do casamento mas ela se mostra inexistente na prática. Então, será que de fato estamos caminhando para o fim da instituição familiar?? passaremos a viver na “orla primitiva” tal como aquela idealizada por Marx?? Acredito que enquanto houver fé e amor entre as pessoas: Não.
É fato que o número de divórcios aumentou significativamente no Brasil, além do mais, atrás de tudo isso existe um arcabouço institucional que serve de plano de fundo para que estas mudanças nos arranjos familiares avançem, para este plano de fundo contribuem a mídia, as telenovelas e em parte até mesmo o próprio Governo.
Nos últimos anos têm se tornado muito fácil o acesso a conteúdos pornográficos, basta você tentar acessar o seu e-mail que já na primeira tela aparecem mulheres seminuas, além disso, tanto os homens quanto as mulheres perderam o desejo viver um casamento estável. Para a maioria das pessoas a possibilidade de ter filhos já significa um “martírio” e impera em nosso tempo o famoso lema: “pega mas não se apega!!”.
Não se faz mais sexo por amor, mas para satisfação pessoal, o grande problema é que esta satisfação dura muito pouco tempo e ela retorna, e não muito derrepente bate nas pessoas aquele sentimento de vazio, ou aquela sensação de que foi usada tal qual um “objeto” de satisfação.
A humanidade segue rumo à decadência moral, basta andar de ônibus e tentar escutar um pouco da conversa entre meninas de 14 à 17 anos, não há outro assunto senão aqueles relativos ao sexo e este é sempre tratado de maneira promíscua e perniciosa pelas adolescentes. 
Apesar disso tudo podemos dizer que ainda há esperança, sabemos muito bem que a traição deixa feridas enormes entre as pessoas e o sentimento de  ser usado como um “objeto” pode levá-las à depressão. O laço de amor entre uma família que segue uma religião com princípios monogâmicos e busca a cada dia aperfeiçoar a amor não exige a necessidade de um relacionamento extraconjugal.
Vivemos de fato em uma época difícil aonde a falta de amor e respeito se aprofunda cada dia mais, no entanto, manter um casamento mesmo que pareça difícil ainda é o caminho mais vantajoso à ser trilhado rumo à santidade e a felicidade. É muito bom envelhecer com aquela pessoa do seu lado e ter o que contar ao final da vida, e sobretudo celebrar os momentos bons e ruins passados juntos, uma vida assim fica na lembrança do casal por muito mais tempo do que uma noite num motel com alguém que você conhece pouco ou nada.
Como cristãos devemos sempre lutar pela instituição familiar e sabemos que fidelidade e monogamia não arranjos ultrapassados, pelo contrário, é o próprio modelo familiar que Deus escolheu para nascer.
Que a Sagrada Família de Nazaré nos ajude a vencer os obstáculos que o inimigo nos impõe a cada dia em nosso caminho familiar.





Links relacionados: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2014/01/20/monogamia-e-mais-comum-na-teoria-do-que-na-pratica-afirma-especialista.htm

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O sincretismo religioso e a falácia protestante


Dentre as milhares acusações protestantes contra a Igreja Católica, nenhuma se destaca mais do que a de “idolatria”, essa falsa acusação baseia-se no fato de ser recorrente por parte dos católicos o uso de imagens sacras como objeto de devoção. Para incrementar ainda mais a calúnia, os protestantes acusam a Santa Igreja de ocultismo, afirmando que esta aderiu aos costumes de religiões espíritas, haja vista que nestas seitas também é comum o uso de imagens de santos católicos tais como São Jorge e os Santos Cosme e Damião.
Todo católico inteligente e bem informado sabe que a devoção aos santos não se encaixa no conceito de idolatria, mas por enquanto deixaremos este assunto para outro post, neste artigo vamos tratar apenas da confusão feita pelos protestantes que muitas vezes acusam católicos de aderir aos costumes da seitas ocultistas.
Sabe-se que no Brasil, aproximadamente 90% da população é cristã, neste grupo incluem-se católicos, protestantes e espíritas. Não há como tomar essas três religiões de maneira isolada, haja vista que as duas últimas de alguma forma mantêm características em comum com relação à primeira.
O movimento protestante por exemplo, originou-se no século XVI, quando do rompimento definitivo do monge agostiniano Martinho Luthero com a Igreja Católica, aquele por sua vez deu origem à primeira seita protestante: a Luterana. A partir de então, novos movimentos surgem na Europa (calvinismo e anglicanismo) desencadeando outros colapsos que vão se disseminando por todo o mundo até que chegar ao século XXI com pouco mais de 50 mil seitas diferentes. A crença na divindade de Jesus Cristo e o uso da bíblia traduzida e canonizada pela Igreja Católica continuaram sendo mantidos por estas seitas, embora esta última tenha sofrido algumas alterações.
O espiritismo surge mais recentemente, no século XIX com Allan Kardec, contudo, as bases de sua doutrina remontam o século XVII, além disso, essa seita acrescentou alguns costumes de religiões orientais como o budismo e o hinduísmo.
A Umbanda por sua vez surge no Brasil entre os séculos XVI e XX, e por ser uma seita que agrega uma série de cultos e devoções diversas é considerada uma religião sincrética. A seita umbandista é na verdade o resultado da união entre religiões de cultura africana e cristãs, por isso, é muito comum o uso de objetos de devoção cristã, como por exemplo a bíblia Sagrada e imagens de Santos Católicos.
Em terreiros ou rituais da seita umbanda é notável a presença de imagens de Santos Católicos, especialmente São Jorge, São Cosme e São Damião, todavia, a veneração destes pela Igreja Católica remonta o século III, época em que o império Romano era governado pelo terrível Dioclesiano que ceifou a vida de centenas de cristãos na época. A utilização da bíblia sagrada e a citação de passagens das sagradas escrituras também fazem parte do ritual umbandista.
Nota-se portanto que não foi a Igreja Católica que aderiu aos costumes das religiões ocultistas, pelo contrário, foram estas que de maneira herética, passaram à utilizar os mesmos objetos de devoção da Igreja para fins muito diferentes.
As seitas sincréticas transformaram um objeto sagrado e de devoção milenar da Santa Igreja para fins que não condizem com o seu verdadeiro propósito, assim também fazem os protestantes, utilizam a bíblia sagrada traduzia e canonizada pela Igreja Católica de maneira totalmente errônea, tirando versículos do seu devido contexto e distorcendo o verdadeiro sentido das palavras.
Lembramos por fim que Igreja Católica não pode impedir que outra religião faça uso dos seus objetos de devoção, é por este motivo que existem inúmeras seitas levando imagens de santos católicos e associando-os à divindades ocultas, da mesma maneira, a Santa Igreja não pode proibir o mau uso da Sagrada Escritura ou a sua interpretação independente do Sagrado Magistério, é por isso, que o número de seitas protestantes cresce a cada dia.
Que assim como São Jorge sejamos firmes na nossa fé e que jamais reneguemos a verdadeira Igreja mesmo diante de tantos ataques e torturas a que somos submetidos a cada dia.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jesus morreu sexta-feira, 3 de abril do ano 33, afirma estudo geológico sobre terremotos da época

De acordo com a pesquisa, Jesus morreu numa sexta-feira, do ano 33, dia 3 de abril. A data foi possível através de avaliação de terremotos.
A investigação, a partir da revisão do International Geology, usou dados sobre as atividades sísmicas ao redor do Mar Morto, local que fica 13 km de distância de Jerusalém.
No Evangelho de Mateus, capítulo 27, diz que enquanto Jesus estava morrendo na cruz, um terremoto sacudiu a região, espalhando vários túmulos e fazendo o céu ficar escuro.
Agora, cientistas analisaram os textos bíblicos e fizeram analogias com os registros geológicos e dados astronômicos para encontrar a possível data da morte de Jesus.
O geólogo Jefferson Williams do Supersonic Geophysical e seus colegas do German Research Center of Geosciences, estudaram amostras de solo da praia Ein Gedi, localizada próxima ao Mar Morto.
Pesquisando as camadas mais profundas do solo, dois terremotos foram detectados. Foi possível verificar a sedimentação das camadas, ano após anos, o que ajudou os cientistas a fundamentarem a afirmação da data.
Um grande terremoto generalizado ocorreu entre os anos de 26 a.C e 36 d.C, o que pode ser o mesmo indicado no Novo Testamento.
Williams disse que o último terremoto ocorreu quando Pôncio Pilatos era procurador da Judéia. Segundo o pesquisador, a data da crucificação está em grau razoável de precisão, mas o ano ainda está sendo colocado em dúvida.
O cientista usou como base para suas analogias as seguintes informações:
1 – Todos os quatro evangelhos e os Anais do governador Tácito (XV 44, escrito em 115/117 d.C) concordam que a crucificação ocorreu quando Pôncio Pilatos era procurador da Judéia, entre 26 e 36 d.C.
2 – Todos os quatro evangelhos dizem que a crucificação ocorreu em uma sexta-feira.
3 – Todos os quatro evangelhos concordam que Jesus morreu poucas horas antes do início do sábado judaico, ou seja, em uma sexta-feira.
4 – Os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) indicam que Jesus morreu antes do anoitecer no dia 14 de Nisan, antes do início da refeição da Páscoa.
5 – O evangelho de João difere dos evangelhos sinóticos, indicando que Jesus morreu antes do anoitecer no dia 15 de Nisan.
Os cientistas disseram que esses dados combinados com os indícios encontrados, mais o calendário judaico e pistas astronômicas, indicam que Jesus realmente teria morrido sexta-feira, dia 3 de abril do ano 33.
Outra pista nos evangelhos também apoia a teoria. Três dos quatro evangelhos canônicos relatam escuridão do meio-dia às três horas da tarde após a crucificação.
Williams disse que este fato poderia ter sido causado por uma tempestade de poeira – e agora ele está procurando amostras de solo para verificar se existem evidências reais sobre isso.


fonte: 
http://www.jornalciencia.com/sociedade/diversos/1714-jesus-morreu-sexta-feira-3-de-abril-do-ano-33-afirma-estudo-geologico-sobre-terremotos-da-epoca#.UpkQKXE4gUk.facebook

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os santos da Igreja e os “santos” deste mundo.





Dias atrás, navegando em alguns blogs católicos me deparei com um comentário exótico num artigo referente à santidade. Na resposta deste artigo, o comentarista exaltava as virtudes do famoso fundador da Microsoft Bill Gates, afirmando que para ele (ou ela) este sim seria um verdadeiro “santo” em vida uma vez que o mesmo foi responsável pela criação de milhões de empregos.
Bem, sabemos que a mídia secular está acostumada aclamar a figura de Gates não somente pela sua genialidade mas sobretudo pela generosidade e afinco deste às causas humanitárias, inclusive, o mesmo é responsável pela manutenção de uma famosa Fundação filantrópica que investe milhões em pesquisas para o combate de doenças. Alguém poderia então perguntar: de onde vem tanto amor pelo próximo?? ou ainda, o que o motiva a fazer isto?? Bem, não se sabe ao certo, há controvérsias mas a maioria acredita que Gates seja um ateu convicto, apesar de sua esposa Melinda se declarar católica.
Seria Gates um “santo” em vida sem assumir publicamente a sua crença em Deus como exaltam os blogs neo-ateus???Bem, a resposta para tal pergunta passa pela análise do significado de santidade à luz do Sagrado Magistério da Igreja e de um exemplo de santidade devidamente canonizado pela Igreja.
Em primeiro lugar, para que uma pessoa seja considerada santa no sentido próprio da palavra ela precisa estar unida ao corpo místico de Cristo, conforme atesta o Catecismo da Igreja:

O progresso espiritual tende à união sempre mais íntima com Cristo. Esta união recebe o nome de "mística", pois ela participa no mistério de Cristo pelos sacramentos "os santos mistérios" e, nele, no mistérioda Santíssima Trindade, Deus nos chama a todos a esta íntima união com Ele, mesmos que graças especiais ou sinais extraordinários desta vida mística sejam concedidos apenas a alguns, em vista de manifestar o dom gratuito feito a todos” (CIC, 2014)

Em Segundo lugar, santidade significa renúncia, mortificação para este mundo e combate espiritual, neste último caso se faz necessária a constante penitência.
São Francisco de Assis é um exemplo claro de santidade que corrobora com o que foi descrito acima. Tinha uma vida abastada e segura financeiramente, apesar disso, abdicou de tudo inclusive das roupas que o pai lhe dera. Passou à servir os doentes e necessitados sem guardar um centavo, inclusive, alguns biógrafos afirmam que Francisco só se alimentava com o que lhe davam e portanto, não tinha dinheiro nem para o próprio sustento. Buscou seguir ao extremo a pobreza ao exemplo de Jesus.
Vale lembrar também que muitos santos foram canonizados pela perseguição que sofreram pagando até mesmo com a própria vida. Nestes exemplos incluem-se principalmente os apóstolos que não estavam nem um pouco preocupados em agradar o mundo e justamente por isso eram perseguidos (tanta semelhança não seria mera coincidência com os dias atuais). A passagem do sermão da montanha diz claramente quais são os atributos da santidade (Mateus 5, 2-11).
Diante do exposto passemos para a resposta da pergunta. Em primeiro lugar, gostaria de afirmar que não sou ninguém para julgar Gates ou dizer se ele ou outros santos canonizados pela mídia vão para o céu ou para o inferno, isto não cabe a nós mas somente a Deus, contudo, a partir do exposto podemos concluir que Gates no momento está longe de ser um exemplo de santidade (pelo menos nos moldes da Igreja) por dois motivos a saber: para ser santo, a pessoa precisa no mínimo acreditar em Deus e participar do corpo seu místico, isso significa não contradizer a vontade de Cristo.
Infelizmente algumas atitudes de Gates parecem agradar o mundo mas não a Igreja. Segundo as últimas notícias, a Fundação Gates tem investido pesadamente em pesquisas para redução populacional, a chamada Eugênia (http://agendaglobal21.wordpress.com/2012/03/09/bill-gates-fala-sobre-as-vacinas-para-reduzir-a-populacao/). Este tipo de interesse compõe o que alguns chamam de “cultura da morte”, que é amplamente difundida tanto nos meios socialistas quanto nos capitalistas e contraria totalmente os valores pregados por Cristo.
Por fim, cabe deixar claro que ser santo significa muito mais que renunciar parte dos seus bens e sair fazendo doações aqui ou acolá, santidade é sobretudo abraçar a causa de Jesus e fazer a sua vontade doa a quem doer. Nosso Senhor foi muito taxativo ao afirmar que não bastava somente seguir os mandamentos e ser “bonzinho”, devemos antes de tudo nos jogar de corpo e alma pela evangelização inclusive renunciando ao máximo nossos benefícios temporais (Mateus 19, 16-22).
Repito o que foi dito anteriormente, não estamos afirmando que Gates vai pro inferno, muito pelo contrário, pessoas que fazem boas obras com coração aberto tendem à encontrar a Deus de alguma forma, contudo, para alcançar a santidade é necessário se entregar totalmente ao amor de Cristo e não contrariar a sua vontade, é sobretudo buscar o tesouro mais precioso que nem a traça e nem a ferrugem são capazes de consumir (Mateus 6, 19-21)

Que os Santos sejam para nós exemplos de entrega total ao amor de Cristo.